TRAVESSIA NA LAGOA DO PERI


 
14º CIRCUITO MERCOSUL DE TRAVESSIAS TOUR 2012/2013
TRAVESSIA NA LAGOA DO PERI

         Hoje olhando esta foto do Renato no pódium com a camisa Autismo e Vida, abrindo uma categoria nova no Circuito de Travessias 
 em Santa Catarina, fica claro a importância de mostrar a todos que o autismo precisa de informação. Desta vez parei ao lado de uma Senhora que começou a recordar comigo os pódiuns do Renato, eu não a conhecia, mas ela acompanhava o Renato desde o primeiro pódium.



        Quando o Renato tinha  15 anos e fez pela primeira vez o percurso de 1500m em águas abertas, nós decidimos inscrevê-lo na categoria PPNE, pessoas portadoras de necessidades especiais, foi uma alegria para todos e uma porta que se abriu para que as pessoas começassem a conhecer o autismo.
         
                  

        No meio da alegria da apresentadora que pedia a ele que subisse no Pódium e  anunciava que ele era  o primeiro autista a fazer 1500, ele olhou para ela e gritou “ Para de exagerar!”, típica ação que chocou e entusiasmou o público e assim a cada pódium ele ia mostrando a principal qualidade dos autistas, eles são autênticos e verdadeiros. Lembramos do dia em que ele se recusava a sair do pódium, porque deram uma medalha de terceiro lugar e ele tinha tirado quinto lugar, e quase enlouqueceu todo mundo por isso e das respostas dele na sua entrevista para o site das travessias:

Como te preparas para a viagem?
- Preparando as malas, como todo o mundo.

Como você se sente na largada , Chegada e no pódium?
- Normalmente eu não sinto nada durante toda a minha vida, mas, quanto a chegada, cansado, embora não ache que perdi meu pulmão no caminho.

 E a resposta que encantou a todos:
P- O que as travessias proporcionam a você como autista?
R- Como Autista? A mim nada, mas aos outros mostra um lado dos deficientes que não é ignorada a existência, apenas não é informada. Quer dizer, não se pode ignorar o que não se sabe. Você não pode ignorar uma coisa sem saber que ela existe. Primeiro você vê que um homem não tem perna, depois você pensa se vai ignorar que ele não possui uma perna ou não vai.
 
    

         

       Não era exagero, hoje eu sei que o anúncio e o exagero do entusiasmo fez com que as pessoas despertassem para o Autismo e questionasse o que era aquilo e parassem de ver o autista como um ser humano improdutivo e incapaz ou formar esteriótipos do que é um autista. Não existe Autistas existem pessoas autistas, com suas idéias formações e histórias diferentes e dificuldades e facilidade diferentes, tanto física como mental. Como diz o Renato todos somos diferentes, "Porque diferente?"        O Autismo e Vida hoje mostra que podemos fazer um mundo diferente, eu vou além eu acho que nós já temos um mundo diferente, nós somos todos diferentes,  só temos que começar a olhar para as diferenças e não fugir delas quando não as entendemos. Agora 3 anos depois o Renato subiu ao pódium realizando 3000 metros em águas abertas na Lagoa do Peri ele subiu primeiro ao pódium com os colegas diferentes fisicamente e na prova de 1500m o evento abriu uma categoria especial para diferentes de cérebro, definições dele que eu adotei aqui.
       Hoje ele estava sozinho no pódium, dos diferentes de cérebro, mas esperamos que em breve ele esteja acompanhado.Esperamos acompanhar estes pódiuns e levar mais longe a ONG, Autismo e Vida.
Para ler textos do Renato e ver um pouco mais da minha história entre no site: http://www.cavalos.hypermart.net  
Ali tem a Coluna do Renato, onde ele escreve textos de sua autoria.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog